6 DICAS DE ENGAJAMENTO DO INSTAGRAM PARA IGREJAS

À medida que a igreja adota soluções digitais para conexão e engajamento de seus membros, os comunicadores procuram as plataformas e ferramentas que darão o maior resultado com menor custo. No reino das mídias sociais, Facebook e YouTube reinam supremos. No entanto, muitos líderes expressaram crescente frustração com o alcance e engajamento do Facebook e a dificuldade de criar conteúdo para o YouTube. O segredo mais bem guardado do mundo da mídia social é o Instagram, e os líderes das igrejas e os comunicadores estão começando a entender o poder que a plataforma oferece. É a plataforma social de maior crescimento em 2020. Ainda oferece um alcance orgânico maior, cerca de  3 a 8% em comparação com a taxa de engajamento média de 1 a 3% de uma fanpage do Facebook.

O Instagram também oferece a oportunidade de promover conexões mais pessoais e significativas do que outras plataformas. Os stories do Instagram são um caminho em constante evolução para conversas mais pessoais que podem “humanizar” sua igreja e quebrar as barreiras do ministério online.

Essas seis dicas do Instagram irão ajudá-lo a criar um vínculo com seu público criando assim conexões significativas:

#1 – FOCO NO SEU PÚBLICO

Se você desse uma olhada em seus últimos vinte posts no Instagram, o que eles diriam sobre você? Você fala muito de si mesmo? Se nós formos bem honestos, a natureza autocentrada do nosso conteúdo é tão frequente que a igreja poderia ser rotulada de narcisista.

Criar um conteúdo que responda à pergunta do seguidor de “o que eu ganho com isso?” proporcionará valor aos seus seguidores, dando-lhes um motivo para se interessar por aquilo que estamos falando, estabelecendo um elo de confiança entre eles e sua igreja.

# 2 – TOME TEMPO PARA SE ENGAJAR

O algoritmo do Instagram analisa o quanto você comenta, responde e gosta de outras postagens na plataforma. Se tudo que sua igreja faz é programar postagens a cada dia sem responder aos comentários ou curtir / comentar as postagens de seus seguidores, sua conta terá baixo engajamento e crescimento.

O Instagram quer que você interaja em todos os lugares da plataforma e recompensará esse comportamento.

# 3 – CRIAR CONTEÚDO QUE PARECE PESSOAL

Quando você olha para o conteúdo de algumas das contas mais populares do Instagram, você notará que parece muito pessoal. É como se eles estivessem falando diretamente com você.

As igrejas devem se concentrar no que oferece a seu público, para tornar o conteúdo mais pessoal. Por exemplo, em vez de responder a uma mensagem direta com texto, envie uma gravação de voz ou uma resposta em vídeo. Crie stories no Instagram com perguntas, incentivando os seguidores a interagir. Tente não se levar muito a “sério”.

Um vídeo cru e não editado parece autêntico enquanto um vídeo altamente produzido cheira a marketing e os usuários podem sentir a um quilômetro de distância.

# 4 – INSPIRAÇÃO ANTES DA INFORMAÇÃO

Postagens com maior envolvimento tendem a se inclinar mais para uma qualidade inspiradora ou narrativa do que aquelas que simplesmente transmitem informações detalhadas. Postagens informativas podem transmitir horários e datas, mas serão facilmente ignoradas nas redes sociais.

Não transforme seu instagram no calendário de eventos de seu igreja!

Uma devocional inspiradora é muito mais efetiva do que um anúncio de evento. A medida que cativamos o nosso público, naturalmente eles buscarão mais informações sobre nossas “agendas”. 

# 5 – UM LINK PARA TODOS ELES

Você não pode vincular sites e ofertas no Instagram, a menos que tenha mais de 10 mil seguidores, com exceção do link do site permitido na biografia do seu perfil. Portanto, usar aquele link para levar a vários links é uma boa maneira de direcionar as pessoas aos seus links da web mais importantes.

Crie uma página da web em seu site com seus links importantes, em vez de usar um serviço de terceiros. Dessa forma, você receberá crédito em seu site pelo tráfego que também ajuda no SEO (otimização de mecanismos de pesquisa). Em seguida, coloque o link para essa página em seu perfil do Instagram.

Isso permite que você direcione as pessoas de forma limpa para o link em sua biografia a partir de seu conteúdo e obtenha o máximo de um link.

# 6 – FAÇA USO DE POSTOS DE CARROSSEL

Postagens de carrossel no Instagram consistem em até dez imagens ou vídeos em uma postagem de feed que os usuários podem percorrer. Essas postagens são altamente envolventes.

A postagem de carrossel é uma oportunidade de ouro para as igrejas fazerem um microblog. Se você conseguir pensar em um tópico para escrever no blog, como “Como estudar a Bíblia em três etapas” ou “Como fazer parte de um pequeno grupo”, você pode criar um microblog em carrossel que conduza visualmente o usuário por meio dessas informações.

As igrejas podem encontrar imagens online gratuitas para usar ou usar um serviço como o Canva para criá-las rapidamente. 

O Instagram tem o poder de envolver seu público em um nível mais profundo e pode realmente ser um recurso na era da igreja digital que está sobre nós agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima